domingo, 4 de junho de 2023

Reflexões divinas

 


Resposta a um vídeo de um pastor, no qual ele diz que Deus não existe, ELE É; que Deus não se preocupa se você acredita ou não nele, e que Deus não é matéria de discussão de nenhuma natureza, de constatações, de demonstrações, de palpabilidades; que ele não existe porque não está em lugar nenhum pra ser demonstrado, pra ser provado:

[Vocês podem não acreditar, mas não há um só deus: há inúmeros. E eles não existem: SÃO. Tem deus que regula a gula, tem deus que controla a órbita dos planetas, tem deus especializado em definir e acompanhar o percurso das abelhas, tem deus que traz poemas e canções para alguns eleitos, tem até deus que ajuda o goleiro a defender pênalti. E eles não estão nem aí para o fato de você acreditar ou não neles. Eles não precisam de prova de suas existências porque vivem não existindo, mas sendo por aí indefinidamente sempre, desde sempre, e são imperscrutáveis por nossos limitadíssimos meios.]

É apenas um comentário sarcástico para confrontar a ideia de que se a existência da divindade não pode ser submetida a prova, logo qualquer ideia do que ela supostamente seja pode ser aventada e, consequentemente, validada, já que não pode ser testada nem, portanto, descartada. Então aí cabe o politeísmo, os duendes, quaisquer seres mitológicos, quaisquer ideias estapafúrdias, no papel de geradores e comandantes das sopas de ondas e partículas incertas que compõem esse universozinho de meu deus.

Quod gratis asseritur, gratis negatur (O que é afirmado gratuitamente é negado gratuitamente) ou "What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence" (O que pode ser afirmado sem provas pode ser rejeitado sem provas) - conhecido com "A navalha de Hitchens" ou "Afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias", conhecido como Padrão Sagan.

###

Sondando os mistérios

Dúvidas infantis que costumavam me intrigar: a presença de mamas (ou só de mamilos) nos mamíferos machos é para favorecer uma eventual mudança de rumos do portador? E o Criador, que fez o Homem à sua imagem e semelhança, tem mamilos ou não? Tem narinas, pulmões, precisa respirar? Tem unhas? E umbigo? Nunca me satisfiz com aquelas respostas tipo "são mistérios insondáveis", porque na escola nunca me permitiram responder a nenhuma questão de prova com esse tipo de resposta. Também depois de tomar alguns cascudos e puxões de orelha após verbalizar esse tipo de curiosidade, concluí que era melhor guardar essas perguntas só para consumo individual. E com o passar do tempo percebi que só a questão da presença dos mamilos nos mamíferos machos tinha alguma relevância e possibilidade de ser respondida concretamente.

###

Capangas da divindade

Um deus todo-poderoso que, sabe-se lá o porquê, não pode aniquilar diretamente seres que ele mesmo teria criado para não crerem nele... Que coisa!

###

Blindando sua religião

Não acreditar é pecado; ter dúvidas é pecado; não ter fé é pecado; fraquejar é pecado; questionar é pecado; contestar é pecado; ridicularizar é pecado. Se você criasse uma religião, uma seita, um sistema de crenças, você deixaria a sua clientela livre para discordar, duvidar, contestar, questionar? Ou conferiria autoridade e sacralidade suficientes aos postulados dessa religião para que eles não fossem ameaçados nem tivessem a veracidade posta em dúvida?

###

Respondendo às orações

Sabe quando você quer muito alguma coisa, fecha os olhos e pede por uma intervenção divina em seu favor ou de alguém próximo? Pois é: Deus é aquele que não responde às suas preces na grande maioria das vezes. Só que você não atribui isso a ele ou à falta dele. Mas se o que você desejava vier a acontecer, então a conexão divina está configurada, comprovada, etc. lsso pode ser denominado de wishful thinking (pensamento ilusório ou pensamento desejoso), e, portanto, não é verdadeiro.

###

Os mistérios do mundo

Você foi ensinado a se satisfazer em não entender o mundo?  Não?  Pense bem, pois é isso que as religiões fazem - elas não estimulam a sua curiosidade. Muito pelo contrário.  Você foi ensinado a achar que há coisas que escapam à nossa compreensão e que essas coisas seriam apenas do domínio de algo superior?  Sim?  Deixe-me adivinhar: foi na sua educação religiosa.  Não aceite postulados que suprimam o uso da sua razão. Os mistérios do mundo estão aí para estimular nossa busca pelo conhecimento. Duvide, questione, pesquise, pense. Você é um Homo sapiens sapiens!

###

O perigo da curiosidade

Aos curiosos e cientistas, eis as palavras de "incentivo" de Santo Agostinho pra vocês:  "There is another form of temptation, even more fraught with danger. This is the disease of curiosity. It is this which drives us to try and discover the secrets of nature, those secrets which are beyond our understanding, which can avail us nothing and which man should not wish to learn" (Confessions). Tradução livre: "Existe ainda uma outra forma de tentação, ainda mais repleta de perigo. É a doença da curiosidade. É essa que nos leva a buscar provar e descobrir os segredos da Natureza, segredos, esses, que estão além do nosso entendimento, os quais não podem nos beneficiar em nada e que as pessoas não deviam desejar entender" (Confissões).

###

Eu não

Você precisa recorrer ao sobrenatural para levar a vida?

Você vive intimidado por temores a divindades, demônios e pela perspectiva de ser julgado após a morte?

Você acha que a vida é um preâmbulo menor que pode ser perfeitamente desperdiçado? Você acha que vai ter outra chance para reparar eventuais danos a si próprio e aos outros?

###

O Tablet da Lei

As Tábuas da Lei com os 10 mandamentos estão defasadas.  Deve vir aí o Tablet da Lei, que só se referirá a fé, temor e dízimo. Furtos, assassinatos, falsos testemunhos, adultérios, castidades, cobiças, convenhamos, são pura letra morta - não pegaram.

###

1º mandamento

Adore-me para que eu possa lhe salvar do que eu farei no caso de você não me adorar.

###

Visões de mundo (traduzido e parcialmente adaptado de comentários na internet)

Visão de mundo do fundamentalista:

Eu sei que Deus criou o universo inteiro apenas para o benefício dos seres humanos. Ele me vigia constantemente e se preocupa com tudo o que digo e faço. Eu sei como Ele quer que eu e todo o mundo se comporte e creia. Ele é perfeito e justo, e é por isso que enfrentaremos uma eternidade de bem-aventurança ou de tortura, dependendo se acreditamos ou não nEle. 

Visão de mundo do ateu:

Nós somos o produto de milhões de anos de evolução. A maioria das espécies está extinta, assim como os seres humanos acabarão por estar. Espero fazer a diferença de modo positivo em minha existência, porque é a coisa certa a fazer, não por causa de futuras recompensas ou punições numa vida após a morte. Quando eu não sei alguma coisa, eu digo: "Eu não sei."

###

Milagres são tragédias precisamente evitadas pelo acaso.

###

Estranha mente humana, que tem gerado deuses que se comprazem com adulações e sacrifícios. Estranhos deuses esses que acolhem puxa-sacos torpes e falsos. Deuses que necessitam alimentar-se do aniquilamento de criaturas inocentes ou da abstinência dos prazeres da vida e supressão do pensamento crítico.

###

"Basicamente para mim, não há muita saída a não ser aceitar que os humanos, boa parte deles, mesmo quando adultos, seguem com mentes estruturadas (provavelmente por predisposição genética) para interpretar o mundo de uma forma mágica, de modo que não podemos esperar deles racionalismo para interpretar fenômenos da Natureza." (Maria Cátira Bortolini, UFRGS)

###

Seria bom que as pessoas tivessem clareza que a blasfêmia é um “crime” contra Deus, portanto só pode ser cometido por quem professa a crença em Deus.

Para um ateu, a blasfêmia é um “crime” sem vítima.

###

Blasfêmia é o nome que se dá à difamação de alguns seres que só existem no imaginário.

###

 E, no final, o que você vai ser ao morrer é o mesmo que você era antes de nascer.

###

Dúvidas infantis que costumavam me intrigar: a presença de mamas (ou só de mamilos) nos mamíferos machos é para favorecer uma eventual mudança de rumos do portador? E o Criador, que fez o Homem à sua imagem e semelhança, tem mamilos ou não? Tem narinas, pulmões, precisa respirar? Tem unhas? E umbigo? Nunca me satisfiz com aquelas respostas tipo "são mistérios insondáveis", porque na escola nunca me permitiram responder a nenhuma questão de prova com esse tipo de argumentação. Claro que só bem mais tarde fui saber que a espécie humana, como todos os mamíferos, têm mamilos porque o desenvolvimento do embrião, antes da definição do sexo, que ocorre mais tarde, segue o mesmo padrão para sexo masculino e feminino, contempla as mesmas estruturas, incluindo a formação dos mamilos. 

Também, depois de tomar alguns cascudos e puxões de orelha após verbalizar esse tipo de curiosidade, concluí que era melhor guardar essas perguntas só para consumo individual. E com o passar do tempo percebi que só a questão da presença dos mamilos nos mamíferos machos tinha alguma relevância e possibilidade de ser respondida concretamente.